COMO O EVA CHEGOU À INDÚSTRIA DE CALÇADOS?

25.04

Conforme já mencionamos em outros de nossos textos, o EVA foi criado há muito tempo atrás, em meados da década de 50, nos Estados Unidos.

Na ocasião, diversas empresas estavam trabalhando juntas na criação de diversos tipos de polímeros e acabaram chegando ao EVA.

A primeira empresa a entrar com o pedido de patente foi a DuPont, em 1956.

O sucesso desse produto, contudo, veio apenas duas décadas depois, justamente por conta da indústria de calçados – essa, aliás, é uma história bastante curiosa; continue lendo que nós iremos lhe explicar qual é a relação desse plástico criado em laboratório e uma das maiores e mais relevantes indústrias do mundo.

COURO VS. EVA

Durante as primeiras décadas do século XX a indústria de calçados utilizou couro em larga escala para criar seus produtos.

Também, pudera; ele era um material belo, resistente e bem aceito pelo público.

Nos anos 70, contudo, algumas empresas começaram a constatar que em breve o couro iria se tornar um insumo escasso e, portanto, caro. Sendo assim, seria necessário encontrar um material que fosse capaz de substituí-lo.

Após algumas tentativas fracassadas, chegou-se a ideia de utilizar o EVA; alguém lembrou-se que há décadas havia sido criado um material com bom potencial para essa finalidade e decidiu testá-lo.

Foi um sucesso; a indústria finalmente havia encontrado um substituto à altura.

A partir de então, sua utilização cresceu exponencialmente; até hoje ele é um dos insumos mais importantes para a produção de milhares de calçados ao redor do mundo.

VANTAGENS DO EVA

Certas características fazem com que o EVA seja utilizado em calçados até os dias de hoje. Algumas das principais são:

  • Manuseá-lo é fácil;
  • Ele é relativamente barato e fácil de adquirir;
  • Trata-se de um material versátil, que oferece amplas opções criativas;
  • O EVA é leve, algo que é essencial para um calçado;
  • Ele oferece excelente absorção de impacto;
  • Possui alta durabilidade.

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO!

Ficou interessado no EVA e a ampla gama de opções que ele abre? Pois então não perca tempo; entre em contato com a AMS e conheça nosso portfólio de produtos; colocamos à sua disposição uma ampla gama de soluções, que certamente irão ajudá-lo a colocar suas ideias em prática.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *