Brincadeiras com E.V.A.


Brincadeiras com E.V.A.

Geralmente as folhas de E.V.A. tem um destino educativo pelo fato de ser muito utilizado em ambientes escolares, no entanto, muitas pessoas não sabem é que as folhas de E.V.A., podem ser utilizadas em brincadeiras fantásticas, veja abaixo algumas dicas divertidas que a AMS separou pra você.

Jogo da caixa com nomes

Material: colocar os nomes dos alunos em três caixas de sapatos, os nomes podem ser escritos em retalhos de E.V.A.
Finalidade: terminar primeiro o nome das caixas

Número de participantes: todos os alunos divididos em três grupos.

Regras:

  • Organizar as crianças em filas e cada fila diante de uma caixa
  • Em cada caixa deverá ter o nome das crianças daquela fila
  • Ao dar o sinal, cada criança procura o seu nome dentro da caixa e assim que encontra-lo sai de perto para permitir que outros alunos encontrem seus nomes
  • Quem ganha a brincadeira é a fila que encontrar todos os nomes primeiro.

Atravessando o rio

Material: desenhar no chão um rio e confeccionar fichas em forma de pedras com os nomes dos participantes. As fichas podem ser confeccionadas com E.V.A.
Finalidade: ler todos os nomes enquanto atravessa o rio
Número de participantes: todos os alunos

Regras:

  • Convidar algum aluno para atravessar o rio sem cair;
  • Os alunos precisarão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras;
  • Os demais participantes poderão ajudar ao aluno que está atravessando;
  • Aquele que errar, cai no rio e se afoga e seu grupo inteiro perde;
  • O aluno que pular todas as pedras sem cair, ganha ponto para o grupo.

Caracol no alfabeto

Material: Desenhar no chão um caracol bem grande com as letras do alfabeto e um dado bem grande de papelão ou E.V.A.

Finalidade: quem chegar primeiro no final do caracol é o vencedor.

Número de participantes: não há número limitado

Regras:

  • Primeiro formar uma fila;
  • O primeiro da fila lança o dado e avança o número que cair;
  • Quando o aluno chegar na casa correspondente ao número a professora pergunta sobre a letra que está e se tem alguém da turma;
  • Vence o jogo quem chegar no final do caracol.

Variação: Cada participante procura a casinha com seu nome e a professora pergunta, por exemplo: em qual casinha está o fulano de ta? Quantas casinhas fulano de tal precisa para chegar na casinha de beltrano.


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