Tatame em EVA: saiba como funciona seu processo de fabricação

25.10

tatame-de-eva1 (1)

O tatame em EVA é um produto muito utilizado em academias, sobretudo nas artes marciais. Ele oferece um maior conforto aos atletas e, consequentemente, uma melhor performance nos treinos.

Além disso, o tatame de EVA é um material mais resistente do que o tradicional tapete de juta e, por isso, pode ser usado por mais tempo. 

Se você está pensando em comprar um tatame EVA para sua academia, confira neste artigo como é feito o processo de fabricação deste produto.

Como funciona a fabricação dos tatames

fabricacao-tatame-de-eva

Vários tipos diferentes de EVA são criados, onde a quantidade de acetato de vinil varia de 5% a 50%. Dependendo da mistura e da forma de fabricação, o EVA pode ser feito de diversas formas e moldes. 

A moldagem por injeção de espuma significa que a mistura de espuma líquida e quente de etileno, vinil e acetato é pulverizada em um molde.

Deixa-se arrefecer ligeiramente para dar tempo à espuma para expandir e, em seguida, o molde é aberto. Uma vez que o molde é aberto, a nova peça de material EVA é feita e simplesmente precisa esfriar.

O processo de fabricação de tatames de EVA é muito simples. A partir dessa primeira etapa, o EVA é moldado em formas específicas para o tatame.

Pode ser em formato uniforme para ser embalado em rolo, ou em formato de quebra-cabeças, para encaixe. Em seguida, as formas são preenchidas com uma espuma de polietileno e, finalmente, o EVA é injetado nessa espuma.

Depois desse processo, é preciso ser feito o corte do EVA em tiras com a largura desejada. Em seguida, basta colocar as tiras sobre uma superfície plana e pressioná-las juntas.

Uma vez que as tiras estão juntas, o fabricante pode começar a trabalhar na textura do tatame. 

Para fazer isso, ele usa uma lâmina para riscar a superfície do EVA, com esse processo o fabricante pode criar vários designs diferentes, dependendo de seu objetivo. 

Por que Tatame em EVA são melhores

Ao contrário dos tatames tradicionais, os tatames de EVA são leves e fáceis de transportar. Além disso, o material é mais resistente e durável, o que significa que você pode usá-lo por mais tempo.

Outra vantagem é que o EVA é um material antiderrapante, o que torna os tatames perfeitos para uso em áreas molhadas.

Abaixo, listamos os principais recursos que tornam a espuma de EVA incrível. Há mais coisas que poderíamos adicionar, mas, no interesse do espaço, pensamos em dar a você as características que nossos engenheiros mais amam.

  • Flexibilidade e versatilidade incríveis – a espuma EVA pode ser rígida ou flexível, o que a torna extremamente fácil de personalizar.
  • Alto coeficiente de atrito – Isso significa que objetos colocados dentro de um de nossos estojos com interior de espuma EVA não escorregam e deslizam.
  • Boa resistência a baixas temperaturas – Como, realmente , a espuma EVA permanecerá flexível em temperaturas tão baixas quanto -94 ° F. Por causa disso, muitas vezes é incluído em casos projetados para coisas como expedições na Antártica.
  • Resistência a rachaduras por estresse – Isso está relacionado à sua flexibilidade. Basicamente, significa que a espuma EVA é muito difícil de quebrar.
  • Bom tempo, resistência ao ozônio e à radiação UVA – Isso significa que a espuma de EVA pode suportar praticamente tudo o que o ambiente coloca em seu caminho
  • Sem enxofre e com baixo odor – Esses são ótimos recursos porque significam que você não terá enxaqueca toda vez que chegar muito perto.
  • Alta resistência química – Esse recurso torna a espuma EVA incrível para todos os tipos de situações tóxicas. É altamente resistente a ácidos diluídos, álcalis diluídos, óleos e graxas, hidrocarbonetos alifáticos e álcoois. No entanto, tem pouca resistência a hidrocarbonetos aromáticos e halogenados (ninguém é perfeito, certo?).
  • Absorção superior de impacto e vibração – Nós (e nossos clientes) adoramos esse recurso porque oferece proteção incrível até mesmo para as cargas mais frágeis.
  • Flutuante e de baixa absorção de água – Não só flutua, como também protege o que está dentro dele dos danos causados ​​pela água.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *