TAPETE HIGIENIZANTE: O QUE É ISSO?


Os japoneses, assim como muitos outros povos asiáticos, tem o costume de deixar seus calçados na entrada ou mesmo do lado de fora da casa.

Trata de um costume antigo, que está arraigado no cerne dessas sociedades.

Engana-se, contudo, que isso é puramente cultural; mais do que uma questão de educação, a remoção dos sapatos é vista como uma medida sanitária por esses povos, haja vista que eles consideram (corretamente) os calçados como sendo um dos principais vetores de transmissão de vírus e bactérias.

Por aqui, no ocidente, há pessoas que seguem essa filosofia e evitam entrar dentro de suas casas com calçados. É inegável, contudo, que esse costume não é tão popular e muitas pessoas até o estranham.

Por esse motivo, existem artifícios como o tapete higienizante.

Para aqueles que não sabem, o tapete higienizante é uma espécie de capacho que pode receber uma solução especial; ao chegar em casa, a pessoa deve pisar veementemente nesse capacho com seu calçado, de maneira a embebê-lo na solução e assim higienizá-lo.

O capacho higienizante costuma fazer parte de um kit com duas pessoas; um deverá receber a solução higienizante e o outro servirá para secar e remover o excesso de solução dos calçados, evitando assim que eles fiquem encharcados.

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DO TAPETE SANITIZANTE?

Um bom tapete sanitizante será capaz de higienizar o calçado e reduzir em cerca de 90% a quantidade de bactérias que esses objetos carregam. Para tanto, ele costuma apresentar as seguintes características:

  • Borda elevada, para impedir o vazamento do líquido;
  • Textura antiderrapante — isso é importante, a medida que o tapete ficará constantemente umedecido com a solução higienizante;
  • Alta durabilidade — lembre-se que trata-se de um item que não só estará sob constante atrito, mas que também será exposto a alguns produtos fortes, como água sanitária, por exemplo;

DE QUE MATERIAL É FEITO ESSES TAPETES?

No mercado é possível encontrar esse tipo de tapete de uma série de materiais, tal qual PVC, vinil e até mesmo látex.

Uma das versões mais interessantes, no entanto, é a de EVA.

Sem dúvida, o EVA é o material ideal para se fazer esse tipo de tapete a medida que ele reune as principais características mencionadas acima, tal qual textura antiderrapante, alta durabilidade, possibilidade de ser lavado e reutilizado.

Aqui na AMS, aliás, comercializamos um tapete sanitizante com dois lados; na esquerda se coloca a solução higienizante; na direita, há um espaço para secar os pés.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *