Saiba como surgiu a Espuma Vinílica Acetinada

28.01

Muitas pessoas e grupos estiveram envolvidos na invenção da Espuma Vinílica Acetinada, o primeiro registro teria sido da empresa DuPont, com registro de uma patente em 1956 e introduzindo uma linha de produtos em 1960. O EVA (Espuma Vinílica Acetinada) é um material extremamente comum, muito usado em diversos setores.

No geral, o EVA surgiu nos Estados Unidos, durante os anos 1950, como uma alternativa ao couro quando esse material estava em escassez e os preços já não eram mais lucrativos para os fabricantes que utilizavam a matéria-prima de origem animal. Sua flexibilidade foi o melhor caminho para os fabricantes que até hoje fabricam produtos com EVA.

Entre os mais comuns estão produtos como sapatos, capa protetora para celular, tatames para prática de esportes e exercícios, como proteção, filmes de embalagem, equipamentos médicos, mas também pode ser usado como adesivos termo fusíveis, isolamento de cabos, conduítes de refrigeradores domésticos, tubos de gás, placas de construção, contêineres, entre outros.

Na década de 1970, a Nike foi a primeira a popularizar a Espuma Vinílica Acetinada (EVA), com uma grande mudança no mercado adicionando mais almofadas à sola dos tênis de corrida, o que mudou radicalmente a aparência e o peso dos calçados. As entressolas contendo EVA começam a evoluir e em 1980 já deixavam ser estampados em folhas de espuma e passam a ser moldados por compressão, o que oferecia aos calçados um formato mais contornado.

Uso de EVA nos dias de hoje

A importância do EVA nessa evolução do design se deu em muitas outras áreas, hoje o mais utilizado é o EVA com 40% ou menos de acetato de vinilo, podendo ser maior dependendo de sua necessidade. As espumas de EVA são capazes de substituir uma série de materiais que são bem usados ​​hoje. Isso é o resultado de seus benefícios notáveis, alguns dos quais são a alta durabilidade e robustez, mesmo em temperaturas extremamente baixas, sua capacidade de suportar tensões e aos raios ultravioleta, resistência à água e etc

Como a espuma EVA é altamente durável e resistente, ela é capaz de resistir a fortes forças, devido à sua composição molecular, sua produção é facilitada e semelhante à dos termoplásticos. Como resultado de sua flexibilidade, a espuma EVA é amplamente utilizada em uma ampla gama de indústrias nos dias de hoje.

As espumas EVA sem dúvida se consolidaram como uma opção muito versátil em termos de embalagens flexíveis durante os anos, podendo até mesmo ser cortada em várias folhas e projetada em formatos que podem ser usados ​​na produção de vários outros itens, além disso, a tecnologia e estudos sobre EVA só estão crescendo e podem cada vez mais trazer soluções inovadoras para o uso desse material.

Sobre a AMS

A AMS é uma empresa dinâmica que foi criada para suprir a crescente demanda de soluções em E.V.A. nos mais diversos segmentos, inclusive para artesanatos que utilizam E.V.A como matéria prima. Fabricamos soluções inovadoras em E.V.A e contamos com maquinário tecnológico que permite fabricar os mais diversos tipos de soluções para cada cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *