Reciclagem e reutilização das sobras de E.V.A.

30.10

Placa de EVA 9010Como todos sabem, o E.V.A. é um material muito utilizado por sua versatilidade, suas propriedades (Impermeabilidade, flexibilidade, etc) e a facilidade que ele traz para os mais variados tipos de trabalho, tanto no campo do artesanato quanto na produção industrial.

Por possuir tanta utilidade, esse material acaba tendo muitas sobras, já que na maioria das produções realizadas com ele são usados moldes para recorte e colagem, o que faz com que todas as sobras desses recortes fiquem soltas, sem utilização, em pequenos tamanhos tornando mais difícil o reaproveitamento do E.V.A.

Infelizmente o E.V.A. não é o melhor amigo da natureza, visto que tem um tempo de decomposição relativamente alto se jogado em qualquer local ou em lixos comuns. Portanto, deve-se esforçar ao máximo para trabalhar com as sobras, evitando descartes de maneira equivocada e, assim, visando não agredir tanto o meio ambiente.

Uma das maneiras mais interessantes de utilizar as sobras do material é para o artesanato. Existem muitas possibilidades, já que embora sejam só as tiras que sobraram, ainda é E.V.A., e suas propriedades continuam as mesmas.

Que tal, por exemplo, fazer um belíssimo mosaico de E.V.A. com as sobras? Ele pode ser colado em uma plaquinha de madeira e pendurado em qualquer cômodo de sua casa, tornando-se um objeto de decoração muito bonito e, além de tudo, único.

Outra maneira interessante de aproveitar todo esse material sobressalente é a construção de tijolos de E.V.A. Os tijolos feitos com essa espuma, além de absorver impactos, aproveitando a resistência do material, ainda têm resistência acústica e à umidade, já que o E.V.A. é impermeável.

Não jogue os restos fora. Utilize-os e seja amigo da natureza com as dicas da A.M.S.!

Comentários
3 comentários
  1. Moro em Minas Gerais, trabalho com e v a e não sei o que fazer com as sobras.
    Já trabalho com artesanato não tem como reaproveitar que não seja pela reciclagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *