O EVA muito além da papelaria: conheça 5 nichos de mercado pouco conhecidos do EVA

13.09

O EVA foi desenvolvido por volta da década de 50, nos Estados Unidos, porém ele só foi realmente utilizado pela indústria cerca de duas décadas depois, nos anos 70, para substituir o couro, que estava em falta.
Mas isso você já sabe; frequentemente contamos essa história aqui no blog.
O que talvez você não saiba é que apesar de ter demorado para ser incorporado pela indústria, uma vez que o mesmo foi “descoberto” (ou, melhor dizendo, “redescoberto”), ele se tornou um verdadeiro coringa, sendo, a partir de então, empregado nos mais diferentes tipos de funções.
No texto de hoje, falaremos sobre cinco aplicações de mercado pouco conhecidas desse material tão versátil.

Artesanato

Uma das características mais interessantes do EVA é a sua versatilidade e o seu custo relativamente baixo, com o mesmo sendo, por conta disso, amplamente utilizado para se fazer diferentes tipos de artesanato, seja para fins pessoais ou comerciais.

Construção Civil

O EVA tem sido bastante empregado na construção civil durante a construção de centros esportivos, como será visto a seguir, e ambientes infantis, como creches, escolas ou até mesmo sala de jogos em condomínios ou mesmo casas.
Ele é excelente para essa finalidade a medida que apresenta aspecto estético bastante alegre e lúdico, além de oferecer alta capacidade de absorção e, portanto, proteção para as crianças — se elas caírem enquanto brincam, seu tombo será amortecido.

Equipamento Esportivo

O EVA é um dos principais aliados daqueles que desejam praticar esporte ou dos centros esportivos, sendo um material com alta capacidade de absorção, o que é ideal para esportes de impacto, como as artes marciais, por exemplo, alem de ser fácil de manusear e higienizar.
Nesse segmento de mercado, ele costuma aparecer na forma de tatames, revestimento de pisos e paredes ou até colchonetes.

Peças Técnicas

O número de indústrias que utilizam peças técnicas de EVA para diferentes tipos de aplicações é enorme.
A indústria automobilística, por exemplo, utiliza o EVA para fazer alguns tipos de coxins, amortecedores ou até acabamento em seus veículos.
A indústria de eletrodomésticos, por sua vez, conta com o EVA também para fazer peças de amortecimentos ou acabamentos.
Enfim, as aplicações do EVA como peça técnica são incontáveis — aqui no blog você encontra outros textos a respeito desse assunto.

Pedagogia

Por incrível que pareça, o EVA é também bastante popular entre professor, tutores e profissionais afins, sendo uma importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual e motor de crianças, em especial quando se encontra na forma de alfabeto móvel — para aqueles que não conhecem esse produto, trata-se de uma série de letras feitas de EVA que podem ser combinadas da forma que os pequenos quiserem; é excelente para incentivar a leitura e a escrita.

Ficou interessado? Fale conosco!

Gostou do que descobriu acerca do EVA e está pensando em investir nesse material? Nesse caso, não deixe de entrar em contato com a AMS.
Somos uma empresa que atua nesse segmento há anos, possuindo experiência em diferentes tipos de soluções em EVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *