É possível reciclar materiais de EVA usados?

10.11

O EVA (Espuma vinílica acetinada) é um material extremamente comum, muito usado em diversos setores, produtos feitos de EVA tem boa flexibilidade, são à prova de choque, antiderrapantes, anti-estresse e fortes, é possível encontrar chinelos EVA, sapatos, capa protetora para celular, tatames para prática de esportes e exercícios, como proteção, pode ser usado para fazer filmes de embalagem, equipamentos médicos, mas também pode ser usado como adesivos termofusíveis, isolamento de cabos, conduites de refrigeradores domésticos, tubos de gás, placas de construção, contêineres, entre outros.

O processo de produção do material de espuma EVA inclui granulação, mistura e formação de espuma, essa resina EVA será processada em grãos pequenos o suficiente que após chegar a uma certa proporção são misturados com outros aditivos, nesse ponto as diferentes misturas podem gerar diferentes materiais de espuma EVA.

A sucata gerada no processo de fabricação da espuma também pode ser reciclada e processada como espuma EVA renovável. Essa reciclagem de espuma não é apenas ecológica, mas também ajuda as empresas a controlar e reduzir os custos de produção.
Mas é preciso entender que EVA é reciclável ou pode não ser, depende apenas do tipo.

Composição e reciclagem

O EVA feito com 10 a 40% de acetato de vinilo é o mais utilizado, mas essa porcentagem pode ser menor ou maior, o resto do material é feito de etileno, em última análise, é a porcentagem de acetato de vinila que determina para que o material é usado. O EVA com baixa proporção de acetato de vinila (4% ou menos) é um material termoplástico, é comumente chamado de polietileno modificado com acetato de vinilo e é geralmente usado para fazer adesivos que é o que dá ao invólucro sua “aderência”.

O EVA de baixa proporção também é usado para fazer bastões de cola quente, mas é misturado com cera e outras resinas plásticas. É o EVA mais flexível e também é considerado atóxico. Já o EVA com uma alta proporção de acetato de vinila (40% ou mais) é comumente conhecido como borracha EVA e, como o nome indica, tem uma textura e flexibilidade semelhantes à borracha. É usado principalmente para fazer solas de sapatos como uma alternativa à borracha tradicional.

Etileno e acetato de vinila são utilizados ​​para fazer plástico, e como o EVA é uma combinação desses dois é considerado um tipo de plástico, embora algumas versões do EVA não se pareçam com o que imaginamos quando pensamos em materiais plásticos tradicionais.

O EVA é uma versão modificada e mais complexa do plástico, por isso é considerado um plástico número 7, que geralmente são mais difíceis de reciclar ou requerem um processo de reciclagem especializado. Isso significa que pode não ser aceito em todas as áreas ou pode ser reciclado em uma instalação de reciclagem normal.

A reciclabilidade do EVA depende da versão exata dele, bem como do produto para o qual é usado, por exemplo, o EVA usado para fazer filme plástico e cola quente não pode ser reciclado, também é complicado reciclar o EVA preso a outros materiais, como em equipamentos esportivos, por exemplo. Isso ocorre porque eles são feitos de outros produtos químicos e materiais que não podem ser reciclados ou teriam que ser separados durante a reciclagem para não contaminar o fluxo de reciclagem.

Se os materiais precisam ser separados, o processo de reciclagem não é tão eficiente e custa mais dinheiro, portanto, geralmente não é viável reciclá-los. A espuma EVA independente de outros produtos é mais capaz de ser reciclada do que outras formas de EVA, porém, as taxas globais de reciclagem de espuma EVA ainda são muito baixas e não há muitas instalações capazes de reciclá-la.

Mesmo com as empresas que podem reciclar o EVA, muitas delas não são capazes de produzir um EVA estável e com as mesmas qualidades do EVA original, sendo um processo relativamente novo que precisa de mais pesquisa e melhor tecnologia.

A reciclagem de EVA está normalmente dedicada às indústrias e fabricantes de espuma de EVA que têm mais espuma disponível para reciclagem, todo o processo é feito de forma mecânica e normalmente com pouca ou nenhuma alteração química.

Como o processo de reciclagem é relativamente novo e ainda incomum, não está claro quantas vezes ele pode ser reciclado, mas como o EVA é geralmente reciclado por meios mecânicos, é provável que não possa ser reciclado mais do que algumas vezes, porque os produtos que podem ser feitos de EVA reciclado são limitados também.

Os produtos que podem ser feitos a partir da reciclagem de EVA são folhas de espuma, tapetes e materiais de embalagem, sendo em sua maioria produtos planos e usados ​​para fins de acolchoamento, como na embalagem de ferramentas e outros produtos pesados.

Devo descartar o EVA?

Como a maior parte do EVA usado pelos consumidores não pode ser reciclado, a única maneira de descartá-lo é jogando-o fora, é possível que você possa reciclá-lo se tiver uma empresa de reciclagem que o aceite em sua região. Em outros casos o EVA será levado por uma companhia em algum aterro sanitário, mesmo indo para aterros ele não será biodegrada fácil ou rapidamente, porém há um novo aditivo que pode ser adicionado ao EVA durante a fabricação original, o que o torna mais biodegradável.

Ele age aumentando a biodegradação causada por micróbios, abrindo espaço no material quando exposto a enzimas que são comumente encontradas em aterros sanitários. Esses micróbios atraem outros micróbios que usam o EVA como fonte de alimento.

Se você deseja ser mais ecologicamente correto quando se trata de produtos EVA, a melhor coisa a fazer é saber utilizá-lo com objetivos que não o façam descartá-lo no futuro, normalmente são materiais muito resistentes que duram por muito tempo e podem ser transformados em diversas coisas.

Uma ideia é utilizar EVA que já não tem uso como material para artesanato, arte em geral, assim o seu uso terá ainda mais sentido, mesmo quando não for para seu objetivo inicial.

A AMS é uma empresa dinâmica criada para suprir a crescente demanda de soluções em E.V.A. nos mais diversos segmentos, inclusive para artesanatos que utilizam E.V.A como matéria-prima. Fabricamos soluções inovadoras em E.V.A e contamos com maquinário tecnológico que permite fabricar os mais diversos tipos de soluções para cada cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *