Dicas de utilização de cola para E.V.A.

25.03

Dicas de utilização de cola para evaEm quase todos os trabalhos com E.V.A, artesanais ou não, o principal material, para um bom resultado, é a cola quente. Isso porque os trabalhos em E.V.A possuem uma delicadeza e cuidado de detalhes, na junção de peças e elaboração de formas distintas (como numa rosa ou buquê de flores, por exemplo), que só a cola é capaz de proporcionar, dando liga e fixação à elas.

Você, que deseja fazer peças e trabalhos, desse tipo, precisa, sempre, ter em mente que uma pistola de cola quente é indispensável, mas que, mais do que isso, saber usá-la é, igualmente, importante. Afinal de contas, quando lidamos com essa pistola, estamos lidando com um produto de temperatura levemente acima do normal, que, se não manuseado corretamente, pode nos machucar ou causar danos ao nosso trabalho. Vamos, então, passar algumas dicas de utilização que facilitem seu trabalho e lhe protejam de riscos desnecessários.

Pra começar, atente-se ao tipo de pistola que você possuí. Algumas delas carregam um fio elétrico, que deve ser colocado à sua direita, caso você seja destra(o), ou à sua esquerda, se suas habilidades são canhotas. Sem isso, é bem provável que o fio “pouse” sobre a cola, durante o trabalho, e desmanche tudo o que você tenha feito. Lembre-se, também, de ligar a pistola numa tomada longe de qualquer aparelho ou móvel inflamável, uma vez que o equipamento tende a esquentar e esse contato não é bom. Além disso, se o pouco da cola que já é derramada, naturalmente, encontrar seu sofá, tapete ou carpete, adeus para eles. Vai ser muito difícil, depois, remover as manchas e restos de cola presentes.

Pronto. Você já tomou esses cuidados, inseriu o bastão de cola na pistola e começou a se preparar para trabalhar. Agora, você quer saber se a cola já está derretendo. Para isso, pegue um pedaço de papel e aperte o gatilho, levemente. Se ele estiver duro e difícil de disparar, é porque você precisa esperar mais alguns minutinhos.

Quando a cola já estiver derretida e pronta para uso, lembre-se de juntar os objetos que deseja colar, rapidamente, porque, caso a cola esfrie, será um baita problema, para o seu trabalho. Antes de guardar a pistola, deixe que ela esfrie, por completo.

Para qualquer trabalho artesanal, a cola é essencial. Quando o E.V.A está em uso, então, a pistola costuma ser a amiga número um, das artesãs. Saber manuseá-la, bem, pode ser a diferença de um trabalho bonito e bem acabado.

 

Comentários
1 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *