Dicas para trabalhar com E.V.A. no artesanato

27.10

bolo-de-mentira-em-evaO E.V.A. é um dos materiais mais procurados e empregados pelos adeptos do artesanato. As características do material são essenciais para trabalhos que requerem beleza, bom gosto e praticidade. Trabalhar com esse tipo de material é muito fácil e os resultados podem ser realmente surpreendentes, dependendo apenas de sua criatividade e de sua boa vontade para realizar os trabalhos.

Algo importante que devemos levar em conta é o prazer de realizar um trabalho,partindo do zero e só parar depois de contemplarmos o resultado. Claro que é preciso estar atento para um pequeno fato: nem sempre o primeiro trabalho sai como a gente quer, às vezes, é treinando que chegamos a resultados mais gratificantes, afinal de contas, é errando que se acerta.


As dicas para trabalhar com esse produto no campo artesanal dependem exclusivamente do artesão, por exemplo, caso queira fazer algo esporádico, enfeites para o aniversário do filho, sobrinho, vizinho e etc. Neste caso, os materiais podem ser os mais básicos possíveis, por exemplo, uma tesoura (que não esteja cega), cola, canetas e etc. Agora, caso você for realizar diversos trabalhos, nada melhor do que ferramentas mais profissionais.

As tesouras de ponta arredondadas são ótimas para pequenos cortes onde seja necessário certo cuidado e precisão. Para cortes retos, nada melhor que uma régua e um estilete. Tome muito cuidado com esse tipo de corte e segure firme para que não corra o risco do estilete passar por cima da régua e consequentemente sobre sua mão. Caso o trabalho for em uma escala maior do que para si próprio, visando uma futura comercialização, nada melhor do que adquirir ferramentas profissionais que trarão resultados mais satisfatórios.

A cola quente é muito utilizada para colar esse tipo de material, contudo, é preciso tomar muito cuidado já que esse tipo de cola costuma deixar fiapos. Preste atenção para não se queimar. Caso derrube um pouco de cola quente na peça ou na folha, Passe um pano com álcool na superfície antes que ela seque. Uma Outra forma de conseguir figuras e formas recortadas é utilizar os furadores e frisadores para E.V.A. eles ajudam a a otimizar o tempo e a finalização é rápida, basta apenas retirar as rebarbas com uma tesoura.

Em relação aos moldes, geralmente achamos um desenho na internet e queremos reproduzi-lo no E.V.A. Atente-se nesse momento para passar o desenho sempre para um papel bem resistente antes de reproduzi-lo no E.V.A. (não use papel carbono, ele facilmente manchará sua folha). Uma outra observação interessante é a utilização dos resultados dos cortes, aqueles pedaços de E.V.A. que acha que não utilizará devem ser guardados, pois mais cedo ou mais tarde encontrará utilidade para eles, seja em uma saia de uma boneca ou para dar cor aos olhos de algum personagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *