Curiosidades sobre o tatame

18.07

Curiosidades sobre o tatame

Os tatames empregados nas academias podem ser produzidos com uma determinada diversidade de material, no entanto, um dos materiais utilizados que tem mais se destacado é o E.V.A. Para quem não sabe, o E.V.A., é um tipo de borracha que conta com características que tornam seu emprego em academias ideal.

É um produto atóxico, muito fácil de limpar, anti-impacto, conta com efeito memória, ou seja, ele sempre volta a sua forma original e etc. Como as academias contam com uma grande rotatividade de pessoas e se faz necessário um tatame que absorva impactos de uma maneira saudável, os tatames de E.V.A., correspondem muito bem a essa responsabilidade.

Caso precise de mais informações a respeito desse tipo de material, nada melhor do que conversar com quem realmente entende do assunto. A AMS, por exemplo, é a empresa ideal para tirar dúvidas ou até mesmo fazer um orçamento. Uma empresa que trabalha exclusivamente com esse tipo de material. E agora, um pouco mais a respeito dos tatames em si.


Sobre a origem do nome

A palavra tatame tem origem japonesa, deriva da palavra Tatamu e significa empilhar ou dobrar. Antigamente os tatames eram utilizados apenas pela nobreza, posteriormente, os padres e samurais adotaram os tatames para suas atividades e comodidade. A partir do século 16, os samurais começaram a dormir nos tatames enquanto os plebeus dormiam em tapetes de palha, algo que mudou no final do século 17 onde os tatames começaram a chegar as pessoas comuns.


Formatos e tamanhos

Os tatames contam com um formato padrão de 1×1, porém, no Taekwondo é de 10×10 e com uma espessura de, mais ou menos 20mm.


Os tatames e suas cores

As cores do tatame foram definidas mediante aos organizados de campeonatos, por exemplo, nas primeiras regras do WTF era obrigatório tatames de cores vermelha e azul, sendo que o azul prevalecia no centro e o vermelho nas bordas. No entanto, com o passar do tempo as cores foram mudando como em Sydney em 2000 que continham a parte central em azul e as bordas em amarelo, já no Rio de Janeiro, as bordas eram azuis e o interior verde.


Fabricantes de Tatames

Para as academias não existe uma regra para a aquisição de seu tatame, tudo que precisam observar é a qualidade do material, neste caso, nada melhor do que consultar uma empresa que tenha um nome respeitável no mercado, como por exemplo, AMS – Tudo em E.V.A. Mas isso se aplica apenas para as academias, já os campeonatos, as regras são claras e os tatames devem ser adquiridos de empresas especificas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *