COMO MANTER AS CRIANÇAS SEGURAS EM CASA DURANTE A QUARENTENA?

05.06

A Lei de Hookeé uma das mais importantes da física moderna.

Ela estabelece que uma mola, ao ser comprimida por uma força externa, irá exercer força elástica restauradora na mesma direção e sentido oposto à força opressora.

Em outras palavras, ao comprimir uma mola, ela tentará voltar ao estado original.

Se você não é muito afeito a física, não se preocupe. O importante é que você entenda que as crianças, assim como as molas, tendem a reter uma grande quantidade de energia ao serem “comprimidas”.

Imagine, para fins ilustrativos, uma criança que estava acostumada a passar parte do dia fora de casa, indo à escola, praticando esportes, indo à casa dos amigos e assim por diante. De um dia para o outro, isso muda e ela não pode mais sair de casa. Imagine a quantidade de energia que está ficando ali, acumulada.

Assim como a mola, a criança foi comprimida; toda sua energia está retida, esperando o momento de ser liberada.

O problema é que muitas vezes ocorrem liberações parciais dessa energia e, ocasionalmente, acidentes indesejados — quem tem filhos, sabe bem; quando as crianças estão agitadas, é difícil controlá-las.

Consequentemente, mantê-las seguras é um desafio.

Pensando nisso, a equipe da AMS decidiu preparar um texto com algumas dicas de como você pode manter as crianças seguras (e ocupadas) durante esse período.

PERMITA QUE ELAS EXTRAVASEM PARTE DE SUA ENERGIA

Uma das melhores formas de garantir que as crianças tenham condições de extravasar parte dessa energia é criar um espaço de brincadeiras dedicado para elas.

A ideia é que naquele ambiente elas possam brincarà vontade, sentando no chão, ficando descalças e espalhando os brinquedos.

Para que isso seja possível, no entanto, é preciso um certo preparo; não basta escolher um cômodo da casa e soltar a criança lá dentro. É preciso garantir que esse ambiente é seguro para ela.

Para tanto, uma boa pedida é investir em chapas de EVA para revestir o piso e até parte das paredes desse ambiente. Para aqueles que não estão familiarizados com esse material, o EVA é ideal para essa finalidade a medida que oferece alguns benefícios:

  • Ele é capaz de absorver impacto de maneira eficiente, protegendo as crianças em caso de queda ou pancada;
  • Ele é atóxico e possui textura agradável, possibilitando que as crianças fiquem à vontade sobre o mesmo;
  • Ele é fácil de limpar; se as crianças fizerem sujeira, limpá-lo é relativamente simples e rápido — isso sem falar que o EVA protege o piso e a parede original do local, que costumam ser muito mais difíceis de limpar;

Outra boa pedida é fazer atividades estimulantes com as crianças, tal qual artesanato, teatro de fantoches e jogos de tabuleiros.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES

Temos plena consciência do quão desafiador esse momento está sendo.

Muitas famílias, em especial aquelas com crianças, estão tendo dificuldade de lidar com o isolamento social.

Por esse motivo, fazemos questão de colocar aqui no blog artigos com dicas para ajudá-los a contornar alguns dos problemas típicos que uma situação como essa fazem surgir, além, é claro, de nos colocarmos à sua disposição para ajudá-lo com aquilo que estiver ao nosso alcance.

Por aqui você encontrará placas de EVA e uma série de outras soluções para ajudá-lo a criar o ambiente ideal para que os pequenos consigam passar por esse período.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *