COMO ATIVIDADES FÍSICAS IMPACTAM O DESENVOLVIMENTO DOS PEQUENOS?

07.08

 

Nós, da AMS, acreditamos que é errado comparar as crianças de duas gerações; o mundo mudou tanto nos últimos anos que é praticamente impossível fazer juízo de valores dessa ou daquela geração; as crianças de hoje tem um leque de possibilidades diferentes daqueles que as crianças do passado tinham e isso acaba, naturalmente, levando a estilos de vidas diferentes.

Ainda assim, é inegável que o estilo de vida atual estimule o sedentarismo nas crianças e isso não é nada bom; a prática regular de atividades físicas é importante para o desenvolvimento adequado dos pequenos.

 

BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA

A maior parte dos médicos e demais especialistas concordam que a prática regular e moderada de exercícios físicos por crianças e adolescentes pode trazer benefícios valiosos à saúde, tal qual:

  • Redução do risco de obesidade, patologias cardiovasculares, diabetes, hipertensão e até mesmo alguns tipos de câncer;
  • Desenvolvimento da massa osteomuscular;
  • Melhora da postura;
  • Enriquecimento das habilidades cognitivas e motoras;
  • Promoção do crescimento;
  • Aprimoramento da capacidade de interação social.

 

ATENÇÃO: PRATIQUE COM MODERAÇÃO

Antes de finalizarmos, gostaríamos de fazer uma ressalva.

Apesar da prática de atividade física ser benéfica para os pequenos, é altamente recomendável que ela seja feita com moderação e cautela; nem toda atividade é adequada para qualquer idade; a musculação, por exemplo, deve ser feita com muita cautela antes da menarca nas meninas e do estirão puberal nos meninos.

Fora isso, há a questão do excesso de atividade em si.

Muitos pais vêem que os filhos estão cheios de energia e estimulam os mesmos a praticar o máximo de exercício possível, acreditando estar fazendo o bem. Isso, no entanto, muitas vezes resulta em lesões físicas e/ou estresse emocional.

Nossa recomendação, portanto, é a de que você estimule os pequenos a fazer atividades de forma moderada; se eles gostam de praticar algum esporte, deixe-os, porém procure embutir neles também o gosto por outras atividades, como a ioga e o alongamento, por exemplo — essas sim podem ser feitas por crianças de qualquer idade e na frequência que elas desejarem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *