ARTESANATO COMO TERAPIA: VEJA PORQUE VALE A PENA!

23.07

Nos dias de hoje é fácil perder o controle emocional; vivemos em um mundo frenético, no qual tudo acontece muito rapidamente, sendo preciso uma boa dose de calma e tranquilidade para lidar com a pressão e o estresse de nossos afazeres diários.

Por esse motivo, é absolutamente natural que um número cada vez maior de pessoas esteja procurando atividades que lhe tragam calma e prazer.

O número de atividades que podem vir a ter efeito terapêutico é praticamente incalculável; para alguns, é a prática frequente de exercício físico; para muitos, a jardinagem; para milhares, o artesanato.

De fato, a quantidade de pessoas que tem buscado o artesanato como forma de terapia é assombrosa; milhares de pessoas descobriram que essa atividade é não apenas uma excelente forma de complementar a renda, mas também de acalmar suas mentes e retomar o controle de seu emocional.

OS BENEFÍCIOS TERAPÊUTICOS DO ARTESANATO

Os benefícios terapêuticos do artesanato são inúmeros. Alguns dos mais relevantes, no entanto, são:

AUMENTO DO FOCO: artesanato é uma atividade que requer atenção, sendo excelente para pessoas que precisam deixar de pensar em seus problemas por algum tempo. Por esse motivo, o artesanato é altamente recomendado para pessoas que desejam se esquecer dos problemas quotidianos;

SENSAÇÃO DE REALIZAÇÃO: muitas pessoas perdem o controle emocional e entram em depressão por sentirem-se “fracassadas”, “irrelevantes” ou incapazes de fazer algo significativo com suas vidas (isso é especialmente comum em idosos). Para elas, o artesanato é especialmente recomendado, haja vista que gera uma sensação de satisfação e realização; concluir um trabalho manual tem um efeito especialmente forte em nosso cérebro.

MELHORA NA COORDENAÇÃO MOTORA: o artesanato é uma forma excelente de desenvolver a coordenação entre o que se vê, o que se pensa e o que se faz. Além disso, é uma atividade que leva a uma melhor percepção espacial;

RELAXAMENTO: o artesanato, para muitos, é uma ferramenta para alcançar um estado mental meditativo; por ser uma atividade que requer foco e concentração, ela acaba fazendo com que a mente da pessoa fique focada nela e se desligue do restante. Ao fazê-lo, a pessoa alcança um estado natural de relaxamento, de maneira que quando ela se concentra em seus problemas e/ou obrigações novamente, ela consegue fazê-lo com energia renovada, tornando-se capaz de enxergar até mesmo soluções que estavam veladas até então.

COMEÇANDO A FAZER ARTESANATO

Se você quer começar a fazer artesanato, pode fazê-lo de diferentes formas, como por exemplo costurando, tricotando, manuseando materiais recicláveis, pintando e até mesmo trabalhando com argila ou algum outro tipo de massa modelável.

Existe um material, no entanto, que tem especial apelo por sobre aqueles que desejam fazer artesanato por ser versátil, resistente, fácil de trabalhar e relativamente barato: o E.V.A.; se você está começando a fazer artesanato agora, poucos materiais irão oferecer mais possibilidades criativas para você que o E.V.A.

Sem dúvida, por meio do manuseio artesanal do E.V.A. é possível criar objetos tão diversos quanto: chinelos, porta retratos, estojos, caixas para armazenagem, enfeites para festas, dentre uma série de outras coisas.

ONDE ENCONTRAR E.V.A.?

Para garantir que o seu material de trabalho seja adequado, procure encontrar um bom fornecedor, como a AMS, por exemplo, que está há anos no mercado, estando habituada a fabricar E.V.A. para diferentes finalidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *