Aplicação de E.V.A. em Roupas

02.06

Aplicação de E.V.A. em roupas

O artesanato brasileiro ganha o mundo, a cada dia que passa. Os objetos criados são vários e os materiais usados, também. Uma prova disso é a quantidade de pessoas que optam por usar materiais reciclados, para suas criações.

Outro tipo de material muito usado pelos artesãs é o EVA, e é por isso que vamos começar esse artigo descrevendo, brevemente, o que ele é.

E.V.A. vem da sigla “Etil Vinil Acetato”, composto químico de diversos materiais, dentre eles: agentes de expansão, cargas, resinas, ativadores, pigmentos, borracha, termoplásticos e auxiliares de processos, entre outros.

O E.V.A. é atóxico, aderente e resistente, possuindo várias cores para utilização, o que costuma agradar, e muito, os artesãos, que adoram esse material!

Outro ponto bastante interessante do E.V.A. é que esse material pode ser lavado, tranquilamente, sem maiores riscos de destruir qualquer que tenha sido a arte construída sobre ele.

Conforme o processo de produção ao qual é submetido, podemos encontrar o EVA nas mais diversas características, como variação de dureza, densidade, cores e tamanhos.

Para aplicação em roupas o recomendado é o E.V.A. mais fino possível, a fixação é feita com cola branca, o tempo para secagem é de 12 horas. Depois de seca a peça pode ser cortada normalmente para criar estampas, letras etc; e aplicar nas roupas. Outro ponto a ser observado é a cor do E.V.A. utilizado. O recomendado é utilizar uma cor igual a do tecido, por quê? Para que o E.V.A. não prejudique a cor original do tecido, ou pode-se usar a cor branco que é neutra e também não interfere.

Esta fantástica matéria prima nos permite produzir uma variedade enorme de produtos e peças artesanais, das quais as preferidas são as pequenas lembrancinhas, como aquelas distribuídas em festas de aniversário, casamentos e afins, já que pode, facilmente, substituir o uso de papel, tecido, feltro ou madeira.

Também é muito comum encontrarmos EVA com material utilizado na elaboração de artes para decoração de mesas e geladeiras, por exemplo.

Comentários
1 comentários
  1. BOA TARDE
    POR GENTILEZA. PODERIA AJUDAR-ME? PRECISO MUITO SABER QUAL A MENOR ESPESSURA DO EVA.
    SOU ARTESÃ E NÃO CONHEÇO ESTE MATERIAL. PRECISO TER CERTEZA SE VOU ENCONTRAR. EXISTE MENOR ESPESSURA QUE UM MILÍMETRO?
    SE TEM..COMO COMPRAR? VEM EM BOBINAS? PRECISAREI DE GRANDE QUANTIDADE.
    MUITO OBRIGADO POR SUA ATENÇÃO.
    SINCERAMENTE
    REGINA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *