Sobre o E.V.A.

Em meados da década de 70, o couro era o principal material usado, na fabricação de calçados para a indústria. Essa utilização ao extremo culminou na já esperada escassez do produto e, como consequência, no aumento significativo do seu preço. Estava montado o cenário para uma crise sem precedentes na indústria calçadista mundial.

Foi então que, buscando por novas alternativas que suprissem a recente carência de couro, a indústria se reinventou e resolveu apostar num material ainda pouco conhecido, mas já com mais de 20 anos de vida: O Etileno Acetato de Vinila, ou E.V.A, como é mais conhecido, passou a ser usado no desenvolvimento de determinadas partes dos calçados.

Sobre o E.V.A. 3

A versatilidade e facilidade de manuseio que esse material copolímero* (surgido na década de 50, nos Estados Unidos) demonstrou foi tanta que, logo, ele estava sendo usado para uma infinidade de aplicações diferentes, em vários segmentos industriais, se tornando um dos componentes da indústria de melhor custo-benefício, até hoje!

Atualmente, sua utilização rompeu a barreira dos calçados e encontra espaço em todos os segmentos da indústria, desde pequenos brinquedos, brindes, materiais escolares, domésticos, artesanais e civis, até equipamentos esportivos e Tatames em E.V.A., por exemplo. Além disso, diversas novas aplicações foram descobertas ou melhoradas, nele, com o tempo. É o que acontece, por exemplo, com sua facilidade de conformação, que é a capacidade do E.V.A em ser moldado do jeito que se deseja. Ou sua resiliência, que produz o chamado “efeito memória”, quando o material pode ser manuseado de diferentes maneiras, voltando para o seu estado original, após o uso, sem sofrer com amassos ou demais desgastes.

Sobre o E.V.A. 4

Na AMS, fabricamos produtos de E.V.A através de várias etapas que primam pelo extremo conhecimento técnico de fórmulas e características dessa matéria-prima, por parte da nossa mão de obra capacitada ao trabalho. O processo de Produção do EVA pode ser comparado à produção de um bolo, já é através da expansão do material, por meio de reações químicas, que conseguimos aumentar o volume, sob a ação da temperatura. Para que, no final, tudo esteja como o planejado, respeitar cada etapa é muito importante!

O processo de produção do E.V.A

Sobre o E.V.A. 5

As etapas de produção consistem na pesagem, mistura, prensagem e acabamento do E.V.A.

Pesagem

Mistura

Prensagem

Acabamento

Precisa de produtos em E.v.a?

Converse com um de nossos consultores e saiba como podemos ajudar você!
Clique aqui