Qual a idade para aprender a contar?


Essa é uma dúvida que costuma permear a cabeça dos pais, assim que a criança começa a dar os seus primeiros passos, sozinhas. Na verdade, tudo que se segue ao nascimento dela, falemos a verdade, é motivo para dúvida. Com números e cálculos, mesmo que pequenos, isso não seria diferente.alfabeto em eva

Há indícios de que a criança já estaria pronta para absorver números, após os primeiros 12 meses de vida. Como começar? Você pode começar por pequenos itens e objetos do cotidiano dela, como botões da roupa, por exemplo, contando-os para incentivar que ela faça o mesmo.

Outro conceito importante é o de que decorar números não está, necessariamente, ligado à capacidade de aprender a contar. A criança não aprende conceitos matemáticos, pela simples memorização, mas resolvendo situações-problemas e obstáculos cognitivos que surjam, fruto da sua interação com seu ambiente familiar e social. Por isso, não estranhe se, a partir dos 2 anos de idade, mais ou menos, seu filho aprender a contar, mas cometer deslizes como pular números ou se esquecer deles, no dia seguinte. A memorização, nessa hora, ainda não encontrou apoio em situações do dia a dia, que facilitem sua aprendizagem.

Outra grande possibilidade é incluir brincadeiras, jogos e artefatos que estimulem ele ao interesse pelos números. Não só na escola, onde são mais usados, mas a casa também é um bom ambiente para brincar com números, sinais e operações matemáticas simples.

Você já ouviu falar do números em E.V.A?

Produzidos a partir de materiais atóxicos e duráveis, eles são utilizados em escolas com o propósito de facilitar o processo de aprendizagem da criança. Mas você também pode usá-lo em casa. Aproveite pequenas oportunidades do dia a dia e brinque com seu filho, pedindo que ele identifique os números e que separe eles de acordo com a quantidade de brinquedos que estiverem no chão, por exemplo. É uma forma divertida e eficiente de conectar uma atividade rotineira (guardar os brinquedos), com um exercício matemático simples.

Os números em E.V.A apresentam mais vantagens, do que aqueles fabricados de outro material, porque, além de serem uma extensão das qualidades do próprio E.V.A, como leveza, durabilidade e o fato de não ser tóxico (ideal para crianças), ainda pode ser usado para outros fins, se você quiser. Decoração de eventos, de festas infantis, de quartos para crianças, artesanatos, brindes e lembrancinhas.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *