EVA no setor industrial: conheça suas vantagens

16.08

EVA no setor industrial

A espuma e os materiais de EVA no setor industrial estão em alta demanda no mercado hoje devido às suas qualidades e usos excepcionais. A espuma de EVA é produzida por uma reação de copolimerização entre acetato de vinila e etileno. 

A espuma EVA é altamente versátil e é utilizada como alternativa ou substituição de materiais como espuma de PVC, fibra de vidro, compósitos de madeira e diversos outros materiais e substâncias.

As espumas de EVA moldadas são capazes de substituir uma série de materiais que são bem utilizados hoje. 

Isso é resultado de seus benefícios notáveis, alguns dos quais são a alta durabilidade e robustez mesmo em temperaturas extremamente baixas, capacidade de suportar o estresse sem obter rachaduras ou quebrar, propriedades resistentes aos raios UV, atributos resistentes à água. 

Resiliência mesmo após uso prolongado, capacidade de suportar compressão e recuperar, propriedades de subsunção de cores.

Aplicação do EVA no setor industrial

 

Como a espuma EVA é altamente durável e resistente, é capaz de suportar grandes pesos e impactos, mas também é resistente às intempéries e é capaz de resistir a alguns outros agentes nocivos, como óleos combustíveis e produtos químicos. 

Devido à sua composição molecular, sua produção é facilitada e semelhante à dos termoplásticos. 

Como resultado de sua versatilidade, a espuma EVA é amplamente utilizada em uma grande gama de indústrias, incluindo:

  • Indústrias marítimas;
  • Saúde;
  • Recreação;
  • Calçados;
  • Eletrônica;
  • Automotiva;

Com sua resistência a produtos químicos e sua biocompatibilidade, além do fato de ser livre de látex, a espuma EVA é adequada para uso na indústria médica. 

Por ser macia, confortável e leve, é ideal para a fabricação de assentos ergonômicos e duráveis. Graças a essas propriedades, esta espuma também é amplamente utilizada na fabricação de calçados, solas e sandálias para as principais marcas de calçados do mundo.

A espuma EVA é usada para fazer pranchas flutuantes, cintos de flutuação e brinquedos aquáticos que apresentam propriedades excepcionais de flutuação e resistência aos raios UV. 

Os usos potenciais para esta espuma são muitos. Embora seu uso já esteja bem estabelecido em muitas indústrias, uma infinidade de outras aplicações ainda precisam ser exploradas e desenvolvidas nos próximos anos.

Da indústria para além dos limites

As propriedades deste material foram notadas por muitos artistas e designers que aproveitaram para fazer produtos de alta tecnologia, exemplo disso são produtos em design arrojado e para diversos fins, que vão desde equipamentos para acampar até para proteção de obras em museus ou até mesmo para a criação de obras de arte.

As características antibacterianas e antimofo possibilitaram a criação de máscaras filtrantes reutilizáveis ​​em EVA, que protegem contra poeira fina, germes e pólen, etc. 

Ultrapassado o limite que posicionava a borracha EVA em um campo puramente industrial, houve uma crescente demanda de outros setores como ensino, merchandising, moda e em particular o setor calçadista. Onde até as grandes marcas encontraram neste material altamente inovador, um suporte único para suas peculiaridades.

Particularmente no setor calçadista, este tipo especial de microporoso expandido é usado para produzir solas, entressolas e palmilhas para calçados casuais e esportivos e para calçados ortopédicos. 

A espuma de EVA é totalmente impermeável e hipoalergênica, antibacteriana e antifúngica. É resistente e elástica, porém macia e não se altera quando atacado por óleos e ácidos inorgânicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *