Como é fabricado o E.V.A?

31.10

Como é fabricado o E.V.A

 

Você sabe como é feito o E.V.A.? A maior parte das pessoas já ouviu falar nesse tipo de material, porém poucas sabem como ele é feito. Pois saiba que se você se enquadra nesse grupo de pessoas, compreender o processo de produção do E.V.A. é importante para que você adquira um bom produto, de uma empresa idônea, que será verdadeiramente adequado para as suas necessidades.

COMO SURGIU O E.V.A.?

A história do E.V.A. está intimamente relacionada a da indústria de calçados e ao couro. Explica-se: o E.V.A. foi criado na década de 50, nos Estados Unidos, porém ele passou a ser amplamente utilizado apenas nos anos 70, quando a indústria de calçados começou a ver que não seria possível continuar utilizando o couro, sua principal matéria-prima até então, durante muito mais tempo, já que o mesmo estava sendo utilizado em excesso, tornando-se escasso e, por conta disso, mais caro.

Ao buscar novas alternativas, a indústria se reinventou e resolveu apostar em um outro material, o Etileno Acetato de Vinila, conhecido como E.V.A. pela maior parte das pessoas. A versatilidade, facilidade de manuseio e relativo baixo custo chamaram tanta atenção da indústria que ele rapidamente foi adotado por vários segmentos industriais, tornando-se um dos queridinhos da mesma.

COMO SE DÁ A PRODUÇÃO DO E.V.A.?

O processo de produção do E.V.A. é consideravelmente similar ao de um bolo, sendo composto de 4 grandes etapas: pesagem, mistura, prensagem e acabamento. Vejamos o que acontece em cada um deles:

  1. PESAGEM: conforme explicado, o E.V.A. é um material feito a partir da mistura de uma série de componentes distintos. A primeira etapa de seu processo de produção, portanto, é a pesagem, na qual cada componente é cuidadosamente pesado, de forma gradativa. Nessa etapa, procura-se agrupar os elementos de acordo com a similaridade, para evitar que pré-reações ocorram;
  2. MISTURA: a etapa seguinte do processo é a mistura, na qual os componentes são colados em um cilindro fechado, chamado de Bambury, no qual são misturados. A massa resultante dessa mistura é, então, colocada em cilindros, que acabam produzindo um material homogêneo – nessa etapa cria-se as placas, que são laminadas em espessuras e tamanhos pré-determinados;
  3. PRENSAGEM: a terceira etapa do processo, que é a prensagem, é uma das mais importantes. Aqui as placas produzidas na segunda etapa serão inseridas na prensa para que tenha início o processo de vulcanização, que nada mais é que a aplicação de calor e pressão por sobre o material, com intuito de fazer com que o mesmo assuma forma e propriedades de produto final. Aspectos como dimensão, dureza e densidade, portanto, serão definidas nessa fase.
  4. ACABAMENTO: a última etapa do processo é o acabamento, na qual a placa de E.V.A. irá receber um tratamento para assumir determinadas características. Durante essa etapa, a placa de E.V.A. poderá passar por uma série de processos, como por exemplo lixadeira, na qual a placa será nivelada, solda, para se unir as peças adequadamente, bobinadeira, para recortar as placas na largura desejada e enrolá-las em bobinas (ai se utiliza uma bobinadeira) e requadro, quando preciso, para fazer os acertos finais.

ONDE ADQUIRIR E.V.A. DE QUALIDADE?

Conforme explicado acima, o processo de produção do E.V.A. é consideravelmente complexo, havendo uma série de etapas delicadas, que devem ser conduzidas cuidadosamente para que o produto final tenha qualidade. Por conta disso, é imprescindível que você procure uma empresa de qualidade, como a AMS E.V.A., uma empresa que está há anos no mercado, sendo especialista em fabricar e desenvolver soluções inteligentes com esse tipo de material.

Comentários
9 comentários
  1. Olá Jose, tudo bem?

    Para maiores informações entre em contato conosco clicando em “Faça uma cotação” para que um de nossos profissionais possa te auxiliar.

    Atenciosamente,
    Equipe AMS EVA.

  2. Bom dia , estou querendo fabricar Pneus para carrinho de mão com EVA , quais seriam os produtos que deveria comprar ? qual seria o valor para uma quantidade mínima para experimentar, e como devo proceder na mistura, aguardo muito obrigado.

  3. Presados senhores
    Seria possivel fazer peças em outro formato sem ser laminados ?
    Por ex: uma peça cilindrica de 33 mm de diametro x 70 mm de comprimento.

    Atenciosamente

    Roberto de Paula

  4. Sou de pesqueira Pernambuco mim chamo Conceição gostaria de saber o preço do rolo de eva liso para artesanato vcs podem mim ajudar se vcs tiver ft pode mim mandar deus abençoe sempre

  5. Somos revenda!
    Presidente Prudente-SP
    Comércio de couro São Lucas
    Revendo muito eva, para selaria, barco.
    Aguardo seu contato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *