Saúde mental e corporal: A importância das artes marciais

24.06

A importância das artes marciais

As artes marciais têm se mostrado muito importantes para o autocontrole e disciplina, além de serem práticas benéficas à saúde, como qualquer outro esporte.

Um estudo da Universidade de Tel Aviv (ISR) mostrou que as crianças que praticam esportes, incluindo artes marciais, possuem maior autocontrole, diminuindo a agressividade. De acordo com os pesquisadores, os meninos mostraram melhores resultados. As artes marciais, de fato, funcionariam melhor que uma terapia convencional. Entre os idosos, segundo estudo da Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA – EUA), possuem maior qualidade de sono os que praticam artes marciais.

‘’Mas a prática de lutas não contribuem para que a pessoa se torne mais agressiva?’’. Esta pergunta é muito frequente e é, também, motivo pelo qual muitos pais ficam receosos em colocar os filhos em tais esportes.

De acordo com Marcelo T.F. Silva, docente da disciplina de Artes Marciais, Lutas e Combates das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMUSP), ‘’a prática de uma arte marcial por si só desenvolve um novo comportamento social e psíquico a partir da própria estrutura, da hierarquia, das regras e da parte ética’’. Ele afirma, ainda, que ‘’as mulheres também têm muito a ganhar com essa prática por atuar de forma preventiva nas artroses em geral, na artrite reumatóide e em várias outras patologias”.

KUNG-FU

Disciplina, paciência, equilíbrio e busca da perfeição são considerados requisitos básicos da arte marcial. Entre dos adultos, o intuito é adquirir maior disciplina nos vários âmbitos da vida. A parte física é trabalhada com o aquecimento e a prática dos movimentos, e ambos se intensificam de acordo com o nível.

JUDÔ

“Educação, respeito, equilíbrio, melhor uso da energia física e mental, amizade e prosperidade mútua são algumas de suas filosofias”, diz Amadeu Moura, gerente da Seleção Brasileira de Judô.

JIU-JITSU

“Este é um dos poucos esportes em que uma pessoa mais franzina pode ganhar de uma mais forte”, afirmam Vitor Faracini, faixa preta segundo grau, da Academia Gracie Butantã (SP), e Otávio de Almeida Junior, mestre de sétimo grau e presidente da Federação Paulista de jiu-jitsu.

Praticantes desses esportes estão sujeitos a fortes impactos com o chão, bem como a ferimentos e fraturas.

O E.V.A. tem sido utilizado, para diversas atividades que exijam segurança e conforto. Os tatames de E.V.A., são ideais para forrar o chão dos locais de treinamento, tornando a prática das artes marciais segura e cautelosa.

Os tatames possuem encaixes para melhor fixação entre as placas e auxiliam na absorção do impacto. São provenientes do Efeito Memória, voltando a sua forma normal após serem pressionados. Macios, confortáveis e de alta aderência, o que evita o risco de quedas e escorregões.

Pratique atividades físicas com tatames E.V.A. e evite possíveis acidentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *