Brincadeiras com E.V.A.

28.06

Brincadeiras com E.V.A.

Geralmente as folhas de E.V.A. tem um destino educativo pelo fato de ser muito utilizado em ambientes escolares, no entanto, muitas pessoas não sabem é que as folhas de E.V.A., podem ser utilizadas em brincadeiras fantásticas, veja abaixo algumas dicas divertidas que a AMS separou pra você.

Jogo da caixa com nomes

Material: colocar os nomes dos alunos em três caixas de sapatos, os nomes podem ser escritos em retalhos de E.V.A.
Finalidade: terminar primeiro o nome das caixas

Número de participantes: todos os alunos divididos em três grupos.

Regras:

  • Organizar as crianças em filas e cada fila diante de uma caixa
  • Em cada caixa deverá ter o nome das crianças daquela fila
  • Ao dar o sinal, cada criança procura o seu nome dentro da caixa e assim que encontra-lo sai de perto para permitir que outros alunos encontrem seus nomes
  • Quem ganha a brincadeira é a fila que encontrar todos os nomes primeiro.

Atravessando o rio

Material: desenhar no chão um rio e confeccionar fichas em forma de pedras com os nomes dos participantes. As fichas podem ser confeccionadas com E.V.A.
Finalidade: ler todos os nomes enquanto atravessa o rio
Número de participantes: todos os alunos

Regras:

  • Convidar algum aluno para atravessar o rio sem cair;
  • Os alunos precisarão atravessar o rio lendo os nomes que estão escritos nas pedras;
  • Os demais participantes poderão ajudar ao aluno que está atravessando;
  • Aquele que errar, cai no rio e se afoga e seu grupo inteiro perde;
  • O aluno que pular todas as pedras sem cair, ganha ponto para o grupo.

Caracol no alfabeto

Material: Desenhar no chão um caracol bem grande com as letras do alfabeto e um dado bem grande de papelão ou E.V.A.

Finalidade: quem chegar primeiro no final do caracol é o vencedor.

Número de participantes: não há número limitado

Regras:

  • Primeiro formar uma fila;
  • O primeiro da fila lança o dado e avança o número que cair;
  • Quando o aluno chegar na casa correspondente ao número a professora pergunta sobre a letra que está e se tem alguém da turma;
  • Vence o jogo quem chegar no final do caracol.

Variação: Cada participante procura a casinha com seu nome e a professora pergunta, por exemplo: em qual casinha está o fulano de ta? Quantas casinhas fulano de tal precisa para chegar na casinha de beltrano.

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